(Fonte: O Globo)
FUTURO DOS CARROS
Empresas prometem mais lançamentos de elétricos ou híbridos
Diante da pressão crescente da sociedade, as montadoras têm buscado se comprometer com versões menos poluentes de seu portfólio. A Volks informou ontem que planeja investir mais de € 20 bilhões até 2030 para desenvolver veículos que têm zero emissão de poluentes, duplicando a meta anterior. Já Dieter Zetsche, diretor executivo da Daimler, a controladora da Mercedes, afirmou que, até 2022, a companhia vai oferecer versões elétricas de todos os seus modelos.
O grupo Volks disse ontem que apresentará 80 novos modelos elétricos distribuídos em suas marcas até 2025. Antes, a meta era de 30 lançamentos. E passará a ofertar versões elétricas de todos os 300 carros do grupo até 2030.
A Volks acelerou o desenvolvimento de veículos elétricos após vir à tona que milhões de carros de suas marcas tinham um software que fraudava testes de emissões de poluentes.
Zetsche, da Daimler, revelou ontem, a investidores, que a marca Smart passará a ter apenas carros elétricos. E que o grupo vai oferecer pelo menos 50 versões eletrificadas de carros de passageiros da Mercedes, podendo ser elétricos ou híbridos.
Como os carros elétricos têm uma margem de lucro menor do que os equipados com motores a combustão, a Daimler estabeleceu uma meta de economia mais ambiciosa: reduzir seus gastos em € 4 bilhões.
Os anúncios de ontem vêm na esteira dos feitos por outras grandes montadoras na semana passada. Na última quinta-feira, a BMW informou que está preparando suas fábricas para produzir elétricos em massa a partir de 2020. Já o grupo Jaguar Land Rover se comprometeu a, a partir de 2020, passar a lançar somente carros elétricos ou híbridos.